Decadence avec Elegance

"Faz tatuagem em mim....faz você em mim"

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Coco Chanel


O que têm em comum actrizes como Audrey Tautou e Katharine Hepburn, Shirley Maclaine e Marie-France Pisier, Anna Mou glaglis e Demi Moore, Angelina Jolie e Audrey Hepburn? A resposta é só uma: Coco Chanel.
Umas representaram a sua vida na tela, outras nos palcos. Umas imortalizaram as suas roupas no cinema, outras estão na calha para lhe dar uma vez mais vida na sétima arte.
Numa altura em que já está em cartaz "Coco Avant Chanel", recordamos algumas das mulheres mais famosas do mundo do espectáculo que estiveram ligadas à vida e à obra de Gabrielle Bonheur Chanel, aliás, Coco Chanel. Nascida em Saumur, França, em 1883, e falecida 86 anos mais tarde na Paris que a adoptou desde muito cedo e que por ela também ficaria para sempre marcada, a criadora do mais famoso perfume do mundo (o 5 era o seu número da sorte) e de um estilo de vestir inimitável revive agora nas telas, num ciclo que promete continuidade nos próximos meses.

Para já, comecemos com as clássicas, curiosamente as duas Hepburn. Katharine Hepburn, por muitos considerada a maior actriz de todos os tempos, nomeada 12 vezes para os Óscares e vencedora da estatueta por quatro ocasiões, foi a escolhida para representar na Broadway a peça "Coco", um dos grandes sucessos da cena nova-iorquina, no final dos anos 60. A própria parece no entanto ter ficado um pouco irritada com a escolha da actriz, que na altura já tinha 60 anos…
A outra Hepburn, Audrey de seu nome, e que além de notável actriz foi talvez a mulher mais elegante a habitar os ecrãs de cinema de todo o mundo, imortalizou o seu estilo, imitado pela lendária Edith Head para a sua personagem de "socialite" nova-iorquina em "Boneca de Luxo", uma produção de Blake Edwards do início dos anos 60, inspirada num texto de Truman Capote.
Shirley Maclaine, outra lenda de Hollywood, é a "velha" estilista na recente adaptação televisiva de "Coco Chanel", onde a personagem enquanto jovem é interpretada pela eslovaca Barbora Bobulova. Entretanto, nos anos 80, a elegante e talentosa actriz francesa Marie-France Pisier, formada no cinema de Truffaut, Buñuel e Rivette, recriava a conturbada vida de Coco em "Chanel Solitaire".

Hoje, numa daquelas ondas revivalistas que nos invadem ciclicamente, Coco volta a estar na moda. Não só os seus produtos, aliás intemporais, como também a sua vida. Em cartaz vemos Audrey Tautou, a jovem francesa imortalizada por "O Fabuloso Destino de Amélie", representar "Coco Avant Chanel". Dentro de alguns meses estreará também entre nós "Coco Chanel & Igor Stravinski", onde a actriz e antiga modelo Anna Mouglalis recria o controverto romance da estilista com o famoso compositor.
Mas o ciclo não vai terminar. Há dois anos, William Friedkin anunciou Marina Hands para o seu "Igor & Coco", Danielle Thompson já falou de uma produção com Demi Moore na protagonista e Angelina Jolie foi outras das actrizes que esteve na calha para interpretar o papel de Chanel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário